4 dicas indispensáveis para otimizar o resultado de suas vendas

Por Innovation Insider | 02 agosto 2017

1. Alinhe on e off – Não há mais como entender essas instâncias como áreas desconectadas. Elas não só são inter-relacionadas como cada vez mais serão a mesma coisa, ativadas em ambientes complementares. Isso se chama omnichannel, mas o nome em verdade também vai importar cada vez menos. Alinhar os dois ambientes é hoje a forma mais eficaz e rentável de administra suas vendas. Não é fácil, mas é indispensável.

2. Pense em vender direto ao consumidor – As marcas estão cada vez mais fazendo isso. A intermediação do varejo e dos inúmeros canais de distribuição de toda a cadeia seguem sendo vitais. Mas a verdade é que a desintermediação tem feito muito sentido para determinadas marcas, determinados produtos, em determinadas situações. É o seu caso? Vale avaliar e, se for o caso, testar.

3. Atribuição é o nome do jogo – Ou você conhece, controla, domina a jornada do consumidor ou está perdendo vendas e investindo suas verbas de gestão de marketing e distribuição de forma errada, certamente menos rentável. Há hoje a disposição dos gestores de vendas e marketing inúmeras ferramentas de alta precisão para otimizar a assertividade das ações mercadológicas. Desconhecer de verdade os modelos de atribuição pode ser um erro fatal para suas vendas.

4. Loja segue sendo a hora da verdade – Embora as vendas online cresçam indiscutivelmente ano após ano, elas são responsáveis por menos de 5% do varejo. Em alguns países e empresas podem chegar a 10% ou até um pouco mais. Mas para por aí. Ou seja, a maior parte das vendas segue sendo realizada na loja. Otimizar a experiência do consumidor no ponto de venda segue sendo estratégico e indispensável. A diferença em relação ao passado é que há hoje um sem fim de instrumentos e plataformas tecnológicas que podem ser utilizadas para envolver o consumidor e induzi-lo de forma engajada à conversão. Ative seu ponto de venda com tecnologia e boas vendas.

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