3 áreas inevitáveis em que a Internet das Coisas vai transformar nossos negócios

Por Innovation Insider | 17 novembro 2017

A Internet das Coisas vai transformar tudo, na verdade. Se trilhões de coisas estarão conectadas, imagine-se o impacto disso em nossas vidas em nossos negócios.

Mas os estudiosos e analistas estão apontando três áreas em que esse impacto vai ser mais rápido e inevitável já num primeiro momento.

Varejo/Compras – Os consumidores vão fazer suas compras no ponto de venda através de telas e cada vez menos através de contato com pessoas. A riqueza visual e lúdica da experiência interativa vai transformar o consumo nas lojas num game. Por trás das telas multi-touch, sofisticados sistemas de captação de dados dos consumidores e integração com o back office de armazenamento e logística. A compra poderá ser apanhada no próprio ponto de venda ou entregue em casa. Quem sabe por um drone ou por um robô.

Wearables – Parte importante do mundo da Internet das Coisas, os “usáveis”, ou seja, aparato de uso pessoal, no corpo, conectados, serão cada vez mais normais no dia a dia e isso aumentará exponencialmente a possibilidade de contato um a um, incrementando a experiência da personalização como nunca antes.

Dados e Mensuração – Como ficou claro nos itens anteriores, a Internet das Coisas tem seu front end e seu back end. No back end, como dito acima, teremos a possibilidade de capturar dados e informações das pessoas, no front end, e fornecer dados e informações para as áreas de gestão interna das companhias. Essa possibilidade torna, por um lado, a necessidade de gestão de dados em algo até hoje inimaginável. Big Data talvez nem seja mais a expressão para esse novo potencial e o novo volume de dados a disposição e que terão que ser manipulados. Por outro, aumentarão o grau de precisão e acuracidade das informações tanto sobre o consumidor e usuário, como no back end das companhias.

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