Home Notícias Artigos 2017 e a sua transformação pessoal

2017 e a sua transformação pessoal

16
0

Você obviamente já notou que nos últimos 10 anos temos passado por mudanças drásticas na forma em que vivemos e na forma em que nos relacionamos. Tudo agora está mais rápido. Vivemos em tempo real. Estamos conectados através de nossos smartphones a notícias, a amigos, aos familiares, ao melhor caminho para chegar mais rápido, a nossa biblioteca de músicas, de fotos, de filmes. Anteontem anunciaram a computação cognitiva, ontem seu banco começou a usá-la no seu atendimento e amanhã estará em todos os lugares.

https://youtu.be/cI2NODLCEOM

O que está acontecendo??? Por que de repente a humanidade deu esse salto quântico de inovações, imprimindo órgãos humanos em 3D, criando drones-borboletas, carros que dirigem sozinhos, robôs cortadores de grama e brinquedos vindos diretamente dos filmes de ficção científica? Será que a ficção virou fato?

2017 é um ano ímpar. É o aniversário de uma década da entrada da humanidade na revolução digital. Nossos filhos e netos vão estudar no futuro sobre essa época. Assim como foi a revolução industrial que trouxe a combustão para dar mais músculos à humanidade, agora temos a tecnologia para nos dar mais insights, conhecimentos e velocidade. Isso muda tudo.

Um jovem em 1980 fazia sua faculdade e aprendia tudo que precisaria aprender para o resto de sua vida. Tinha que fazer algumas atualizações esporádicas, mas muitos conseguiam levar a vida. Hoje isso não existe mais. O conhecimento virou um fluxo, como uma onda da praia em constante movimento. Temos que escolher qual onda queremos surfar e nos mantermos ativos, olhos abertos, aprendendo tudo para continuar na onda. Chegará uma hora em que essa onda vai morrer e aí você precisará rapidamente escolher uma nova onda para surfar, ou vai minguar junto com sua onda morta.

Em tecnologia temos várias ondas bombando no momento. IoT, Computação Cognitiva, Tecnologias de Reconhecimento Visual, Blockchain, 3D Printing, Quantified Self e muitas outras. Todas com possibilidades de impacto reais em nossas vidas, em nossa sociedade, na forma com que nossas empresas fazem negócios.

Esse mundo de transformações exponenciais te coloca um desafio. O que você vai fazer da sua vida? Cada segundo que você passa sem se aperfeiçoar, sem aprender algo novo, sem buscar sair da mesmice, é um segundo que não volta mais. A velocidade em que surgem novas tecnologias é a mesma em que morrem tecnologias antigas. Junto com a morte de tecnologias antigas, morrem também as pessoas que viviam daquele mundo e que não se transformaram.

Então meu desafio para você neste ano ímpar é abrir os olhos para o novo. Veja em sua empresa como novas tecnologias podem transformar os processos, as pessoas e os resultados. Seja o agente da inovação. Pegue sua prancha, escolha sua onda e viva plenamente essa era maravilhosa na qual tivemos a sorte de viver!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here